Carmen da Silva

 
Página InicialProduções »

Livros sobre a Autora

 

Carmen da Silva: o feminismo na imprensa brasileira

Capa de Carmen da Silva: o feminismo na imprensa brasileira
Capa de Carmen da Silva: o feminismo na imprensa brasileira

DUARTE, Ana Rita Fonteles. Carmen da Silva: o feminismo na imprensa brasileira. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2005. 185 p. Série História e Memória do Jornalismo.

Carmen da Silva: o feminismo na imprensa brasileira é o resultado da dissertação de mestrado defendida em 2002 por Ana Rita Fonteles Duarte no Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Ceará. A obra apresenta consistente reflexão a respeito da memória de Carmen da Silva e seus escritos na revista Claudia ao longo de vinte e dois anos. Formada em jornalismo e mestre em História, Ana Rita Fonteles Duarte apresenta alentado, fluente e atraente estudo a respeito da escritora rio-grandina, dividindo-o em três capítulos, que tratam, respectivamente, da formação da revista Claudia e da construção da figura da mulher no Brasil durante os anos 1960 e 1970, da história de Carmen da Silva e sua formação enquanto feminista, e das fases da “personagem-autora” na seção A Arte de Ser Mulher. Uma pesquisa minuciosa, trabalho incontornável para aqueles que desejam pesquisar sobre a vida e a produção dessa mulher que "desmontou estereótipos, conquistou espaços, exigiu seus direitos e se fez respeitar".

Licença Creative Commons
Este site está licenciado sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
A idealização, a responsabilidade e os textos introdutórios deste site são de Nubia Hanciau, professora do PPG-Letras-FURG.
O projeto gráfico é de Gilberto Bielenki Júnior.