Carmen da Silva

 
Página InicialObra »

Bibliografia

 

Histórias híbridas de uma senhora de respeito

(1984)

Capa de Histórias híbridas de uma senhora de respeito
Capa de Histórias híbridas de uma senhora de respeito

Lançado pela editora Brasiliense, Histórias híbridas de uma senhora de respeito é a última publicação de Carmen da Silva, um ano antes de sua morte. Autobiografia declarada, a autora conta resumidamente vários momentos de sua vida em ordem cronológica: infância, adolescência até a maturidade; por vezes ela narra fatos fora dessa ordem, conforme o fluxo do pensamento e das lembranças, para justificar, questionar ou contrapor determinado tema exposto. A narrativa parte da infância em Rio Grande, no seio de uma família da burguesia média. São relacionados alguns acontecimentos na cidade que a marcaram até os 23 anos, quando então a autora muda-se para Montevidéu, onde vive em torno de seis anos. Depois registra-se sua mudança para Buenos Aires e finalmente seu retorno ao Brasil, para a cidade do Rio de Janeiro. A narrativa atualiza fatos históricos, pessoais, de outras pessoas e/ou coletivos. A formação literária da escritora é igualmente enfocada, seu reconhecimento na capital da Argentina, depois sua estréia no Brasil, o processo de formação da militante feminista em que se transforma a partir de sua coluna “A arte de ser mulher”, na revista Claudia, processo iniciado nos anos 60, com o auge da repercussão nos anos 70.

Para contar sua história Carmen da Silva usa suas experiências mescladas à ficcionalização de alguns fatos com o objetivo de dar visibilidade à mulher, de forma a incentivá-la a estimular sua agentividade, sublinhando que todas podem, assim como ela pôde e fez ao longo de sua vida. É assim que ela questiona, ironiza o tempo todo a condição da mulher, buscando desconstruir a dupla moral, os preconceitos e demais fatores negativos atribuídos às mulheres ao longo da história da humanidade. Essa autobiografia vai muito além da narrativa do eu narcísico; contempla, por meio das reflexões e sugestões, a busca da transformação de si mesma, não apenas das mulheres, mas de toda uma sociedade.

Licença Creative Commons
Este site está licenciado sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
A idealização, a responsabilidade e os textos introdutórios deste site são de Nubia Hanciau, professora do PPG-Letras-FURG.
O projeto gráfico é de Gilberto Bielenki Júnior.