Carmen da Silva, uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro.

Carmen da Silva e outras escritoras no teatro carioca
30 de janeiro de 2024
COMPARTILHE

Carmen da Silva e outras escritoras no teatro carioca

A peça “Palavras de Mulher”, escrita pela dramaturga Rachel Gutiérrez, rememorou a história e o legado de Carmen da Silva, Eneida de Moraes, Clarice Lispector e Hilda Hilst no início deste mês, no Rio de Janeiro. Encenada no Teatro Candido Mendes, em Ipanema, o espetáculo promoveu o encontro entre as escritoras em uma “biblioteca no paraíso” e, além de estimular a leitura dos textos escritos por elas, provocou o público para o debate, ainda atual, sobre questões relacionadas aos direitos das mulheres.

“A peça é uma homenagem a quatro grandes escritoras e um convite à leitura. Vamos encontrá-las no Paraíso, na Biblioteca das Bibliotecas, onde o néctar dos deuses tem outro sabor”, salientou a autora da peça teatral Rachel Gutiérrez, que também assinou a trilha sonora da mesma composta por temas de Chiquinha Gonzaga, Déodat de Séverac, Claude Debussy, Gustav Mahler e Olivier Messiaen.

Além de dramaturga, conhecida pelos espetáculos “Narcisismo e Poesia” e “O Feminismo é um Humanismo”, a autora do espetáculo também é escritora, poeta, tradutora e conferencista.

 

Participam da peça as atrizes Izabela Bicalho (Eneida de Moraes), Stella Maria Rodrigues (Carmen da Silva), Laura Proença (Clarice Lispector) e Helga Nemetik (Hilda Hilst). A direção artística é do ator, diretor, dramaturgo e presidente da Academia Carioca de Letras, Sergio Fonta. Patrícia Castro assinou a direção executiva do espetáculo.

 

Fotos: Fernando Ferreira/@f2fer