Carmen da Silva, uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro.

Carmen da Silva é tema de Seminário na Casa de Cultura Mário Quintana
28 de setembro de 2024
COMPARTILHE

Carmen da Silva é tema de Seminário na Casa de Cultura Mário Quintana

Nos dias 25 e 26 de setembro, a Casa de Cultura Mário Quintana, em parceria com o Instituto Estadual do Livro (IEL), realizou o I Seminário de Literatura Gaúcha. O evento reuniu pesquisadores (as), escritores (as) e público em geral para debater a literatura produzida no Rio Grande do Sul, com a realização de mesas-redondas, bate-papos e comunicações. A atividade aconteceu em Porto Alegre.

Carmen da Silva foi destaque do painel “Literatura gaúcha ontem e hoje” na quarta (25), juntamente com a apresentação de estudos sobre Mário Quintana e Oliveira Silveira, pelo pesquisador Lucas Zamberlan e pela pesquisadora Sátira Machado, respectivamente. Intitulada “Carmen da Silva: presente!”, a comunicação apresentada pela Professora Doutora Nubia Hanciau (FURG) salientou um panorama sobre a vida, obra e pesquisas realizadas sobre a escritora nascida em Rio Grande-RS. Hanciau é autora do projeto “Carmen da Silva, uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro”.

“Dividimos a mesa com Mario Quintana (Lucas Zamberlan) e Oliveira Silveira (Sátira Machado), mediação de Carolina Panta. Apesar do mau tempo, bom público prestigiou graças à excelente divulgação e organização do evento. Ana Cristina Steffen, gestora cultural da CCMQ e o IEL estão de parabéns. Carmen da Silva: presente!”, concluiu.